Rastrear celular roubado ou perdido
GoPhone

GoPhone

Ícone de calendário

12 mai, 2021

Ícone de comentários

0

Rastrear celular roubado ou perdido

Perder um smartphone, seja da forma que for, é uma situação frustrante e que pode causar muitos problemas. Em alguns casos, rastrear celular roubado ou perdido é uma alternativa que vale ser tentada. Atualmente, a maioria dos dispositivos Android e iOS (iPhone) possuem ferramentas próprias que ajudam os usuários a localizarem o aparelho.

Por outro lado, quando já não se tem a esperança de encontrá-lo (seja por perda ou roubo), é viável bloquear o IMEI (International Mobile Equipment Identity, ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português) junto à operadora. O IMEI é um número único e global, encontrado em todos os smartphones.

Mas o IMEI é uma conversa para outra hora. Agora, vamos conferir como você pode utilizar as ferramentas disponíveis no próprio aparelho a seu favor quando for necessário rastrear um celular roubado ou perdido.

Rastrear celular Android roubado ou perdido

No caso de aparelhos com o sistema operacional Android, o rastreamento fica por conta do Gerenciador de Dispositivos do Google. É importante ressaltar que, para utilizá-lo, é necessário que o serviço já esteja ativado em seu dispositivo.

Para ativar é bem simples. Você precisa seguir o seguinte fluxo no seu aparelho: Configurações > Google > Segurança > Encontrar Meu Dispositivo. Esse é o caminho que você deve fazer para garantir que seu smartphone seja rastreado em caso de roubo ou perda. Ao chegar na opção “Encontrar Meu Dispositivo”, verifique se a chave está posicionada em “Ativado”. É nessa posição que ela deve estar!

Com esse serviço em funcionamento, você terá duas formas de acessar o Gerenciador de Dispositivos e rastrear o celular roubado ou perdido:

Pelo aplicativo “Encontre meu dispositivo” (através de outro aparelho, claro);

Ou acessando android.com/find em um navegador.

Ao abrir o Gerenciador de Dispositivos, um mapa será exibido com a localização do smartphone e você terá três opções:

1 - Reproduzir som: o dispositivo tocará por cinco minutos, mesmo se ele estiver no modo silencioso.

2 - Bloquear: o dispositivo será bloqueado com uma senha até que você o recupere. Uma mensagem será enviada para a tela de bloqueio do celular.

3 - Limpar: essa opção vai limpar todo o conteúdo do dispositivo e você não conseguirá mais localizá-lo.

É importante destacar que, para que o Gerenciador de Dispositivo consiga rastrear, seu aparelho precisará estar conectado à internet, seja através do 3G/4G ou em uma rede Wi-Fi.

Rastrear iPhone/iPad roubado ou perdido

Em dispositivos com o sistema iOS, caso de iPhone e iPad, a opção nativa para você rastrear celular roubado ou perdido é a “Buscar meu iPhone”. Seu funcionamento é muito parecido com o do Gerenciador de Dispositivos do Android.

Geralmente, o “Buscar meu iPhone” fica ativo no aparelho assim que você faz um login com uma conta do iCloud. Mas não custa nada dar uma confirmada (caso você ainda esteja com o seu celular em mãos). O caminho para verificar se a ferramenta está ativada é: Ajustes > [Seu nome] > [Seu iPhone] > Buscar iPhone.

Ao acessar a opção “Buscar iPhone”, certifique-se que todas as chaves estão ativadas, inclusive a “última localização”. Pronto!

Ao perder seu celular, você pode rastreá-lo seguindo essas duas formas:

Utilizando o app “Buscar”, em outro dispositivo iOS.

Ou acessando o site icloud.com/find, em um navegador.

Quando você entrar em uma das duas opções, faça o login com os dados do seu ID Apple. A localização do seu dispositivo aparecerá automaticamente na tela, por meio de um mapa. Em seguida, acione o ícone (i) para que apareçam as seguintes opções:

1 - Tocar som: essa opção faz o celular tocar para você encontrá-lo, caso tenha perdido.

2 - Modo perdido: nesse caso, o acesso ao iPhone é bloqueado e ele envia a localização automaticamente. Além disso, ele também exibirá um histórico dos locais por onde o aparelho passou. Também existe a opção de enviar uma mensagem para a tela de bloqueio.

3 - Apagar iPhone: essa medida deve ser tomada nos casos em que não existe mais chances de encontrar o iPhone. Ao acioná-la, a opção vai apagar todo o seu conteúdo e deixar o celular bloqueado. Assim como acontece no Gerenciador de Dispositivos do Android, após apagar as informações do aparelho, não será mais possível encontrá-lo através do “Buscar meu iPhone”.

Vale ressaltar que quando o dispositivo sofre a ação das opções “Modo perdido” ou “Apagar iPhone”, a Apple realiza o chamado “Bloqueio de Ativação”. Ou seja, por razões de segurança, o celular é bloqueado remotamente e só pode ser acessado com o login e senha do iCloud.

Não dependa apenas desse rastreio

Dica importantíssima: apesar de os smartphones trazerem essas funcionalidades que podem te ajudar a encontrar seu aparelho, em caso de roubo é essencial que você contate uma autoridade policial. Mesmo com a localização em mãos, jamais tente recuperar seu celular sem o acompanhamento dessa autoridade. Utilize a praticidade ao seu favor e faça um B.O online.

E caso você esteja lendo este artigo em posse do seu aparelho, vá agora mesmo para as “Configurações” (Android) ou “Ajustes” (iOS) e ative as ferramentas que podem te ajudar a rastrear celular roubado ou perdido.

Quer mais dicas sobre celular?

Gostou dessas dicas? Você também pode conferir outros conteúdos que preparamos especialmente para você: 6 apps para treinar em casa, desoxidação de celular, aplicativos de produtividade, entre outros textos presentes no blog da GoPhone.

E se você quer ficar por dentro de todas as novidades, curiosidades e dicas sobre o mundo dos celulares, tablets e notebooks, inscreva-se no Canal do SP no YouTube.

GoPhone Assistência Técnica

A GoPhone Assistência Técnica é uma empresa especializada em reparos avançados e acessórios para smartphones, tablets e notebooks, situada em Valinhos, interior de São Paulo.

Nosso trabalho é focado exclusivamente nas necessidades de cada cliente. Temos um atendimento personalizado e uma equipe altamente capacitada para solucionar os mais diversos problemas relacionados ao conserto de celulares. Siga a GoPhone no Instagram e conheça todos os nossos serviços e produtos.

Mais do que manutenção e reparos em aparelhos, nossa função é trazer solução e satisfação a todos que nela confiam.

CATEGORIAS:
Celulares

PEÇA SEU
ORÇAMENTO