Celular travando: 3 motivos [+10 dicas]
GoPhone

GoPhone

Ícone de calendário

17 abr, 2021

Ícone de comentários

0

Celular travando: 3 motivos [+10 dicas]

Uma das coisas mais irritantes no dia a dia de qualquer usuário de smartphone é quando o aparelho começa a travar, não é mesmo? E, normalmente, isso acontece quando você mais precisa dele. Pensando nisso, trouxemos para você algumas dicas que podem te ajudar a evitar esse problema. Então, já sabe: celular travando? Continue a leitura deste post e aproveite nossas orientações!

3 Motivos para seu celular estar travando

Quando você mais precisa, está com pressa ou tem que resolver alguma coisa urgente, ele trava. Ou, ainda, naqueles momentos em que você quer apenas se divertir, jogar, assistir a um vídeo ou mesmo fazer uma foto, o aparelho simplesmente não responde aos seus comandos. Já aconteceu algo parecido com você? Difícil, né?

Ter um celular que vive travando é um grande teste de paciência (que ninguém deve passar). Mas, calma, esse é um problema que tem solução. Existem alguns fatores que podem ocasionar o travamento de smartphones. Vamos listar três deles.

1 - Memória insuficiente

Você já tentou instalar um novo aplicativo, ou armazenar uma foto, e recebeu a mensagem de que a memória era insuficiente? Pois bem, essa condição pode fazer com que seu aparelho perca rendimento e comece a apresentar lentidão. É nessa hora que você acaba percebendo que muitas coisas salvas no seu celular já não têm uso e estão ali apenas para ocupar espaço.

2 - Sistema operacional desatualizado

A necessidade de ser feita alguma eventual correção no sistema operacional também pode causar os travamentos em celulares. Possuir um smartphone com sistema desatualizado é pedir para ter um aparelho mais lento e que vai exigir muito mais da sua paciência.

3 - Aplicativos de plano de fundo

Alguns aplicativos permanecem em funcionamento mesmo quando o usuário não está com eles abertos na tela. E, dependendo da quantidade de apps nessa situação, o consumo de memória aumenta e, consequentemente, o celular vai dar os sinais por meio de uma resposta mais lenta que a normal.

10 dicas para resolver o problema de celular travando

Agora que você já sabe alguns dos motivos que fazem com que o celular fique travando, confira nossas dicas para mudar essa situação.

1 - Feche os apps assim que terminar de usar

Durante o dia, acabamos abrindo muitos apps em sequência e nos esquecemos de fechá-los, deixando-os apenas sobrepostos um “em cima” do outro. Isso acaba comprometendo a memória RAM do aparelho, além de aumentar o consumo de bateria.

É imprescindível que, ao terminar de utilizar um aplicativo, o mesmo seja fechado. Esse simples ato vai fazer com que o celular se esforce menos para responder aos seus comandos.

2 - Desative o download automático de imagens e vídeos no WhatsApp

Sabe aquele monte de imagens e vídeos que você recebe diariamente nos grupos do WhatsApp? Então, tudo isso acaba ocupando espaço na memória interna do seu aparelho e pode ocasionar a lentidão. É ideal que você desative a opção que efetua o download automático dessas mídias no aplicativo.

3 - Suba suas fotos para a nuvem

A quantidade de fotos salvas no seu smartphone influencia diretamente no armazenamento e, assim, na velocidade com que o aparelho responde aos comandos. As fotos que tiramos com a câmera do celular normalmente estão em alta definição, produzindo arquivos ainda maiores.

Por isso, uma boa prática é subir suas imagens para serviços de armazenamento em nuvem (Dropbox, Google Drive, iCloud, entre outros), que são espaços online nos quais você pode guardar seus arquivos. Isso vai aliviar a memória do seu aparelho.

5 - Priorize os seus aplicativos

Com certeza, você tem inúmeros apps instalados no seu smartphone que não fazem a menor diferença. Fica até difícil lembrar qual foi a última vez que você abriu algum deles, não é mesmo?

Priorize bem quais aplicativos devem permanecer no seu aparelho celular e desinstale aqueles que você sabe que não vai mais usar. É uma forma de se precaver de travamentos e também daquela indesejável mensagem de “espaço insuficiente” que aparece toda vez que você quer salvar algum arquivo ou baixar um novo app.

6 - Apague arquivos desnecessários

A mesma dica vale para os arquivos que estão ocupando espaço no seu celular e você nem lembra que existem. Faça uma limpa, pelo menos uma vez por mês, assim eles não vão se acumular aos montes na memória do smartphone.

7 - Mantenha o sistema operacional atualizado

Sim. Você precisa atualizar o sistema operacional do seu aparelho sempre que houver essa indicação. Além de fornecer eventuais correções, aumentar a segurança do dispositivo e melhorar a compatibilidade com aplicativos, esse tipo de atualização ajuda a manter o bom desempenho do smartphone e também pode vir acompanhado de novos recursos e funcionalidades.

8 - Limpe o cache

Essa também é uma boa prática para minimizar a lentidão do celular. A limpeza do cache é muito importante e deve ser feita com regularidade. Quando falamos de cache, queremos dizer aqueles arquivos temporários armazenados por sites e aplicativos e que vão se acumulando no aparelho.

Para quem tem iPhone, não é uma preocupação, pois o próprio sistema já faz essa limpeza de tempos em tempos. Agora, para quem possui um celular com Android, é necessário acessar as configurações para realizá-la.

9 - Restaure para as configurações de fábrica

Medida um pouco mais drástica, mas que em alguns casos pode fazer sentido. Se você fez todas as oito etapas anteriores e seu celular continua travando de forma desproporcional, talvez seja hora de restaurar as configurações de fábrica. Essa opção vai “zerar” o aparelho e pode resolver a questão da lentidão. Não se esqueça de fazer backup dos seus arquivos antes de realizar a restauração das configurações de fábrica, ok?!

10 - Busque uma assistência técnica

Vamos afunilar ainda mais, até porque queremos que o seu problema seja resolvido. Ninguém merece passar dor de cabeça com smartphone lento e travando. Até aqui, te demos nove dicas que podem ser facilmente realizadas por você mesmo, de forma rápida (tem assistência que cobra para fazer coisas tão simples como as que te mostramos aqui. Sério!).

Se mesmo com todas essas orientações que te passamos o problema permanecer, aí pode ser uma questão mais séria envolvendo algum hardware. Nesse caso, o ideal é levar o aparelho até uma assistência técnica especializada e com profissionais capacitados para que seja feito um diagnóstico completo. Só assim uma solução será alcançada e seu problema será resolvido.

Se o seu celular encontra-se nessa condição, saiba que a GoPhone é uma marca referência em reparos avançados e em acessórios essenciais para smartphones, tablets e notebooks. Tudo de acordo com as necessidades de cada cliente.

Entre em contato conosco e vamos realizar uma avaliação técnica gratuita com todo cuidado para identificar exatamente qual é o problema do seu smartphone. E para mais dicas sobre celulares, acompanhe o Canal do SP no YouTube e siga a GoPhone no Instagram.

Mais do que manutenção e reparos em aparelhos, a função da GoPhone é trazer solução e satisfação a todos que nela confiam.

CATEGORIAS:
Celulares

PEÇA SEU
ORÇAMENTO