Celular sem som: o que fazer?
GoPhone

GoPhone

Ícone de calendário

29 jun, 2021

Ícone de comentários

0

Celular sem som: o que fazer?

Vamos ser sinceros: passar um tempo com um celular sem som, atualmente, é praticamente impossível, não é mesmo? É uma situação que torna a utilização do aparelho muito limitada e pode gerar grandes transtornos.

Até porque, seja para a reprodução de músicas, podcasts ou vídeos, seja para as notificações de mídia transmitidas por algum aplicativo, o áudio é essencial em qualquer smartphone, para qualquer usuário.

Agora, se você tem enfrentado esse problema, ou seja, seu celular não emite sons de mídia, leia este conteúdo até o final. Ele pode servir para você. Separamos algumas dicas que têm tudo para te ajudar. Confira!

O primeiro ponto que deve ser verificado em um celular sem som é...  o volume, claro

Parece algo bobo, simplório, mas esta é exatamente a primeira coisa que você precisa conferir em um celular sem som: a altura do volume. Talvez essa seja a configuração que falta para você resolver a questão. Às vezes, sem percebermos — ou lembrarmos —, colocamos o smartphone no modo silencioso (mudo). Essa é uma possibilidade que não pode ser desconsiderada.

Verifique o botão de volume na lateral do aparelho para garantir que o problema não está ali. Você também pode checar essa opção através das configurações de som do dispositivo. Lá é possível observar se o nível de volume do celular está ok.

Alguns smartphones possuem mais de um ajuste de som; um para notificações de ligação, outro para a reprodução de mídias, como músicas e vídeos. Em algumas situações, pode acontecer de alterarmos o volume de um no lugar do outro. São possibilidades a serem examinadas.

Ah! Outra coisa extremamente simples, mas que merece atenção: se estiver utilizando fones de ouvido quando identificar que o celular está sem som, certifique-se de que a falha não está no acessório. Será ineficiente ficar procurando causas no smartphone quando o problema está exatamente no fone, não é mesmo? Vale a pena dar aquela conferida para não perder tempo.

O volume do aparelho está normal, mas e o do app?

Eis que surge, mais uma vez, o fator volume. Só que agora a verificação deve ocorrer no próprio aplicativo que você está utilizando para tocar a mídia. Muitos apps — principalmente aqueles destinados à reprodução de músicas — têm suas próprias configurações para controle de volume.

Imagine a seguinte situação: você não consegue ouvir aquela música que tanto deseja, está tentando desesperadamente encontrar a falha no seu aparelho celular, o volume do dispositivo está no máximo e o som não sai de forma alguma. Você já não sabe o que pode estar acontecendo e, de repente, descobre que o problema está bem ali, no próprio aplicativo.

Saiba que isso é mais comum do que possa parecer. Ainda bem que a solução é muito simples. Basta abrir o app, identificar o controle de volume — que costuma ser bem visível — e verificar a sua intensidade, ou seja, a altura em que ele se encontra.

O problema ainda pode estar relacionado ao funcionamento do aplicativo, não apenas à sua configuração de volume.

Confira o funcionamento do aplicativo

Já parou para pensar que, de repente, o problema pode não ser o celular sem som, mas o app que não está reproduzindo as mídias. Um bom teste para identificar se a falha está no aplicativo é tentar reproduzir sons de alguma outra forma no aparelho (pode ser em um app diferente, por exemplo).

Que tal reiniciar o celular?

Está aí uma medida que, em muitos casos, resolve a questão. Tente reiniciar seu smartphone e veja se tudo volta ao normal. Ao fazer isso, o sistema “apaga” possíveis falhas que possam estar desabilitando a reprodução de som no celular.

Para fazer esse procedimento é muito fácil: basta pressionar o botão “liga/desliga” e, assim que as opções surgirem na tela, clicar em “Reiniciar”. Você também pode optar por desligar e religar o aparelho; a ideia e o resultados serão os mesmos.

Como você viu até aqui, o que pode parecer um problema grave é, na verdade, algo muito simples de resolver, com soluções que estão totalmente ao seu alcance. Por isso, não se desespere quando se deparar com uma situação na qual você fica com um celular sem som na reprodução de suas músicas ou vídeos.

Agora, se nenhuma dessas recomendações adiantarem, aí sim o problema pode ser um pouco mais complicado de solucionar e talvez exija uma avaliação técnica.

Mas, antes de levar seu smartphone até uma loja especializada, temos mais uma dica.

Talvez seja uma boa redefinir as configurações de fábrica

Redefinir seu dispositivo para as configurações que são padrão de fábrica pode ajudar. Entretanto, além de não ser uma medida com sucesso garantido, saiba que essa prática vai simplesmente apagar todo e qualquer tipo de aplicativo que esteja instalado em seu celular. Também vai eliminar dados importantes, como os contatos salvos.

Por isso, antes de voltar às configurações de fábrica, lembre-se de realizar um backup de tudo aquilo que considera importante no aparelho.

“Tentei as dicas acima e ainda estou com um celular sem som; e agora?”

Bom, nesse caso, o melhor será levar o aparelho até uma assistência técnica especializada, de preferência uma que faça avaliação gratuita. Um profissional qualificado será capaz de identificar o defeito e te orientar sobre a melhor forma de resolvê-lo. Talvez o dispositivo esteja com o alto-falante danificado, ou até mesmo com uma falha no software. Mas essas são apenas suposições. O ideal realmente é fazer esse diagnóstico minucioso.

A GoPhone Assistência Técnica conta com profissionais que possuem alto grau de especialização para te ajudar com esse ou outros assuntos relacionados ao conserto de celular em Valinhos e região.

GoPhone: assistência técnica especializada

Referência em reparos avançados e em acessórios para smartphones, tablets e notebooks, a GoPhone Assistência Técnica atua com eficiência nas necessidades de cada cliente.

Com um atendimento personalizado, amparado por uma equipe técnica altamente capacitada, a GoPhone é a melhor opção em Valinhos e região, desde 2008.

Se você busca profissionais especializados na área, entre em contato conosco. Realizaremos uma avaliação técnica inteiramente gratuita a fim de solucionar o seu problema. Aproveite e se inscreva no Canal do SP no YouTube para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo dos celulares e da tecnologia.

Mais do que manutenção e reparos em aparelhos, a função da GoPhone é trazer solução e satisfação a todos que nela confiam.

CATEGORIAS:
Celulares

PEÇA SEU
ORÇAMENTO